Módulo de Beneficiamento de Pescado
Ao longo de 2021 e 2022 a Olha o Peixe começou a tirar do papel um sonho de 4 anos: um espaço com condições adequadas de trabalho às pescadoras para a manipulação, processamento e armazenamento do seu pescado. Neste meio tempo, muito estudo, reuniões e contatos foram feitos para se encontrar o modelo ideal. Com parceria dos incríveis Nicanor e Isis, o modelo saiu do papel, com toda a adequação à legislação sanitária e adaptado à escala da pesca artesanal, com menor tamanho e custo.
Surgiu o MBP (módulo de beneficiamento de pescado) em Ipanema, comunidade de Pontal do Paraná com mais pescadores e pescadoras parceiros da Olha o Peixe até então. O MBP é feito em container por ter velocidade em sua produção, fácil replicabilidade (seja em outras comunidades, seja em expansão, com agregação de outros módulos no mesmo terreno) e também por facilmente ser transferido para uma nova área, caso seja necessário.
Este sonho foi pensado não somente para atender uma necessidade da Olha o Peixe, mas para trazer um exemplo concreto e documentado a outras comunidades de pesca do Brasil, que, assim como nós, nunca tiveram um modelo claro do que é necessário para regularizar sua comercialização de pescado com selo de inspeção sanitário.
Dessa forma, queremos auxiliar mais pescadoras e pescadores artesanais a estarem aptos para fornecer seus produtos de qualidade à merenda escolar, às prefeituras, supermercados, restaurantes, clubes, empórios e o consumidor final. Conectando os pescados artesanais com novos mercados, seguindo as exigências técnicas para isso, estamos juntos fortalecendo a produção local e construindo a sociedade menos desigual que a gente sonha.
Apoio
Quer conhecer o passo a passo desse processo de criação do módulo e viabilizá-lo em sua comunidade pesqueira?
Veja como ficou nosso MBP
Quer potencializar os benefícios socioambientais e fortalecer a pesca artesanal com a Olha o Peixe?
Conheça nosso Clube de Assinatura, apoie nossa causa e nossas ações de educação ambiental: