A cambira artesanal é uma das mais autênticas expressões da culinária caiçara. Feita a partir da técnica tradicional de defumação de peixes como a tainha e o parati, ela preserva sabores únicos e carrega consigo a memória e a história da pesca artesanal no litoral do Paraná. Mais do que alimento, é cultura, identidade e resistência.

Imagem: Original da Olha o Peixe!

A pescadora Lene e a tradição da cambira artesanal

A Olha o Peixe tem orgulho de contar com a parceria da Lene, pescadora de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, que tradicionalmente participa do acampamento na praia para a pesca da tainha, nos meses de inverno. Ela compartilhou com a gente, em entrevista, como é o processo que transforma a tainha em cambira:

“Primeiro eu tiro toda a escama, depois corto a cabeça e abro ela pelas costas. Tiro a espinha e faço os cortes. Aí lavo bem, tempero com sal e penduro no defumador. Deixo lá por três dias com fogo direto. O processo de defumação leva três dias pra ficar pronto para o consumo.”

Imagem: Oferecida por Lene, parceira da Olha o Peixe!

Sabor, história e respeito ao tempo

A cambira artesanal é uma iguaria a partir de um método de conservação tradicional: a defumação era utilizada antes de a energia elétrica estar disponível, para que não se perdesse o peixe, principalmente de grandes cardumes pescados, como a tainha.

É versátil e pode ser usada em diferentes pratos: desfiada para recheios, misturada em massas, farofas, risotos, ou mesmo servida com arroz, banana e farinha, do jeitinho caiçara. Pode ser comparada com o bacalhau, mas com uma tradição caiçara local. Você pode acessar várias no material produzido pela Gastronomia Caiçara, com receitas para você se inspirar! 

Produção sob demanda e respeito ao tempo da pesca

Por ser um produto sazonal, a Olha o Peixe organiza pedidos por demanda. Isso significa que, quando abrimos as encomendas, entramos em contato com a Lene para produção sob medida. O processo respeita tanto a disponibilidade do pescado quanto o tempo necessário para a defumação completa, garantindo qualidade.

Quer experiementar?

Quem deseja experimentar essa iguaria pode encomendar a cambira artesanal diretamente pela loja virtual da Olha o Peixe. As entregas acontecem em Curitiba e região, conectando a tradição da pesca artesanal caiçara às mesas da cidade. A sua disponibilidade acompanha a safra da Tainha!

Você vai gostar também: 5 peixes mais saudáveis para substituir a carne vermelha

Bryan Müller

Bryan Müller

Oceanógrafo e Mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos
Diretor Executivo e Fundador da Olha o Peixe!

Privacy Preference Center