Conheça o impacto positivo que está sendo gerado com sua contribuição!

A Olha o Peixe e as comunidades de pesca artesanal do litoral do Paraná, parceiras do nosso trabalho desde 2018, agradecem sua escolha 💚

Como temos o propósito de fortalecer a pesca artesanal mas também de promover um consumo mais consciente de pescados, assumimos o compromisso de fornecer informação técnica de qualidade para você conhecer o alimento que consome, mas também o impacto positivo que está gerando a muitas vidas e para o meio ambiente. Abaixo, conheça um pouco da realidade que estamos transformando com seu apoio:

Alguns números atuais:

445 mil reais destinados às comunidades pesqueira
27 mil quilos de pescados já comprados
Clientes de 11 municípios do Paraná sendo parte da nossa rede

Nossos produtos campeões de venda:

vendas até 13-10-21

Você sabia que hoje a Olha o Peixe destina de 60 a 65% de sua receita total às comunidades pesqueiras?

A gente entende que passar até 12 horas no mar pescando embaixo de sol, chuva, frio, vento e os perigos do mar não é pra qualquer pessoa. Bem como, temos a certeza que não é qualquer um que tem a agilidade, o dom e o cuidado para limpar um camarão ou filetar um peixe como as pescadoras, não é mesmo? Por isso entendemos ser justo valorizar essa profissão tão única e definir conjuntamente com pescadoras e pescadoras os valores a serem pagos por seus serviços, produtos mas sobretudo por um conhecimento tradicional centenário, passado de geração em geração.

"Pescar melhor, e não mais"

Nosso trabalho é para que pescadoras e pescadores tenham condições dignas de trabalho e remuneração justa por isso. Gerando mais renda a partir de pagamentos mais justos bem como criação e agregração de valor a produtos, sonhamos com que quem atua na pesca artesanal não precise passar todo o dia no mar, trabalhe de domingo a domingo e tenha que enfrentar condições adversas de tempo e de mar para levar o sustento à família. Queremos que esses profissionais possam ter mais tempo com a família, que consigam tirar uma folga no fim de semana e também fazer um passeio com os amigos. Afinal, eles também trabalham pra isso. Mas os pescadores estarem menos tempo no mar para obterem a renda mensal necessária também é fundamental para o meio ambiente, visto que menores capturas para gerar mais renda tendem a dar mais condições para as espécies de pescados reproduzirem e aumentarem suas populações. Em resumo: com mais renda para pescadores mesmo com menores capturas todos saem ganhando: sociedade, comunidades pesqueiras e biodiversidade marinha.

O caso do camarão: geração de renda e menor impacto ambiental

Você já sabe que a gente vende o camarão 7 barbas limpinho, com a casca e a cabeça removidas de cada um deles, certo? Esse trabalho fica com as pescadoras parceiras, e é super trabalhoso, mas muito importante!
Mas você sabia que para cada 1 quilo de camarão limpo entregue aos clientes é gerado também 1 quilo de casca e cabeça?
É comum na pesca esses resíduos do camarão serem tratados como lixo e serem descartados com outros resíduos ou até no mar. Mas inovando e buscando atender demandas de mercado, a Olha o Peixe passou a reduzir o desperdício das cascas e cabeças e comercializá-las em pacotinhos de 250 gramas! Com elas, o cliente consegue preparar o caldo de camarão ou a manteiga de camarão, ambos produtos que ressaltam o sabor do camarão em um risoto, moqueca ou paella, por exemplo.

Dessa forma, a gente tá gerando renda pras pescadoras a partir de um produto que era pouquíssimo usado anteriormente, e ainda estamos conseguindo aproveitar 100% do camarão: com a gente você pode comprar tanto a carne dele limpa como também o pacotinho com cascas e cabeças, não é uma boa?

Pelas nossas contas, aproximadamente 43kg de camarão 7 barbas já foram 100% aproveitados pela Olha o Peixe, sem nada de desperdício e descarte no meio ambiente! E ainda, todas as embalagens deles, entregues aos clientes, são ecológicas. São constituídas de mandioca e milho, e faz com que a pegada ambiental de nossa atuação seja muito menor!

Além dos camarões, estamos iniciando o aproveitamento das cascas de siri para fazer a casquinha recheada ou vendê-las avulsas pagando valores justos por sua limpeza (já são 900 cascas de siri aproveitadas e gerando renda às pescadoras), bem como já aproveitamos a concha das ostras para vendê-las em pó e ser um importante suplemento de cálcio (foram 17kg de pozinho de ostra vendidos) e também as espinhas dos peixes para remover a carne desfiada e preparar as quiches e coxinhas de peixe, bem como estamos testando o uso das espinhas e cabeças para a produção de caldos e das cabeças para o consumo de cães, segundo demanda e orientação de veterinários.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho:

Quer ter ainda mais informações sobre nosso trabalho e contribuir com as 10 comunidades pesqueiras e dezenas de famílias da pesca parceiras da Olha o Peixe? Não deixe de entrar para nosso Clube e receber em casa produtos de qualidade e que geram benefício à economia local!

Cenário Anterior

O cenário mais sustentável que a Olha o Peixe está criando

Abrir bate-papo
Faça parte do Clube🐟🐟
Olá 👋🐟🐟
Posso ajudar?